Carregando aguarde...
Itapira, 27 de Dezembro de 2024
Notícia
23/07/2015 | Nonna Nair, ou simplesmente ‘voinha’ para os netos

A história de nonna Nair Peres Torres começa lá atrás, no longínquo ano de 1894, quando seu nonno Alessio Buti aportou no Brasil, vindo da Itália, em busca de oportunidades no novo mundo. Natural da Toscana, na Velha Bota, Alessio conheceu Cesarina Tereza Riboldi, com quem se casou em 1901.

 

O casal teve 12 fi­lhos: Natale, João, Vi­tória, Ema, Giuseppina, Maria, Luísa, Angelina, Rosa, Adelaide, Olga e Pedro. Rosa, a nona filha do casal, casou-se com Belarmino Peres, filho de espanhóis, que também vieram para o Brasil no final do século 19.

Belarmino e Rosa tiveram cinco filhos: Si­dirlei, Célia, Nair, Rose­li e o caçula Belarmino Junior, que chegou 14 anos depois de Roseli. Nair nasceu em Itapira no dia 3 de maio de 1941 e foi aqui que completou seus estudos.

 

O Primário fez no Grupo Escolar Dr. Júlio Mesquita. O Ginasial, o Normal e o Aperfeiçoa­mento ao Magistério no então IEESO (Instituto de Educação Elvira Santos Oliveira), completando o ciclo em 1960.

 

Sua carreira profis­sional começou como professora substituta, função que ocupou até 62. Nesse ano foi para a recém fundada Brasília a fim de prestar concur­so para trabalhar como professora.

 

Nonna Nair casou-se em fevereiro de 64 com Laercio Torres, neto de italianos. A partir desta data mudou-se para a Capital Federal e do ca­samento nasceram os filhos Rogério, Rossana, Rodrigo e Marcelo.

 

Em 63 nonna Nair pas­sou a desenvolver sua atividade profissional como professora alfabe­tizadora do Governo do Distrito Federal e de 65 até agosto de 87 exerceu a função de diretora de escola de 1º grau, quando se aposentou em Brasília. Nesse mesmo dia deu início a outra atividade profissional, atuando como advogada para alguns empresários de Brasília até julho de 96, quando aposentou-se definitivamente para dedicar-se única e ex­clusivamente à família.

 

Nesses longos anos de convivência matrimonial o casal teve a alegria da chegada dos netos. São seis ao todo: Guilherme e Luigi Fracarolli, filhos de Rodrigo; Giovanna e Isabella, filhas de Ro­gério, e Miriam, filha de Rossana.

 

Hoje, com muito ca­rinho e dedicação, vive em um condomínio onde todos os dias está com os filhos e os netos e é cha­mada carinhosamente pelos netos de ‘voinha’.

 

Nonna Nair, embora resida em Brasília há 53 anos, jamais se desligou de sua terra natal e de sua família. Pelo menos três vezes ao ano faz questão de estar em Itapira para matar a saudade de todos os que aqui estão.

Nonna Nair, o esposo Laercio e os filhos Rogério, Rossana, Rodrigo e Mar

 

A família toda reunida: Nair, o esposo Laercio, os filhos e os netos: voinha feliz e bem cercada por familiares

 

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1703 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções